Nossa história

A história da InfoPreta começa em 2013, ano que foi fundada pelo CEO Akin Abaz. Mas, os caminhos para sua criação foram trilhados muito antes, “Desde criança eu gosto de desmontar e montar coisas” diz Akin.

Naquele ano, fundou a Infopreta, uma empresa progressista de tecnologia brasileira que insere pessoas negras, LGBTQIAP+ e mulheres no mercado de tecnologia. Também criou o projeto Notes Solidários da Preta, que faz a manutenção de computadores doados por clientes para repassá-los a mães, pessoas negras de baixa renda, pessoas transexuais, pessoas negras LGBTQIAP+, pessoas indígenas e PCD, que sejam estudantes do ensino superior.

“A InfoPreta foi criada para combater esse padrão imposto pela sociedade, porque se analisar as pessoas que trabalham lá, ninguem é padrão.”

Akin Abaz, fundador da InfoPreta

linha do tempo da InfoPreta

2016

2016

A InfoPreta ocupa o espaço colaborativo Mirante lab, em uma antiga sala de laborátório de drones.

2016

2016

O jornal El País faz uma matéria sobre a InfoPreta e o projeto Notes Solidários da Preta e a diferença que isso traz pra vida acadêmica de mulheres negras. 

2016

2016

Estadão entrevista nosso CEO Akin Abaz , a respeito de diversidade no mercado de trabalho e sobre a InfoPreta.

 

2016

2016

Vice realiza uma matéria sobre a trajetória da InfoPreta e nosso objetivo de falar de tecnologia com a mulher negra de igual para igual, prestando serviço de qualidade e por um preço justo. 

2017

2017

Trip TV  entrevista o Akin Abaz sobre a InfoPreta e seu papel no conserto de computadores a preços acessíveis, com uma empresa diferente, inovadora e fazendo algo que realmente transforme a vida das pessoas.

2017

2017

InfoPreta foi premiada pelo G20, grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo e União Europeia, em um evento sobre inclusão da mulher na tecnologia que aconteceu em Berlim.

2017

2017

Fundação Telefônica Vivo escreve a respeito de como a InfoPreta luta para democratizar o mundo da tecnologia e da informática, provendo inclusão digital, e criando o projeto Notes Solidários da InfoPreta.

2017

2017

O programa Pequenas Empresas e Grandes Negócios realiza uma matéria sobre como a InfoPreta luta contra a desigualdade presente no ramo da tecnologia, contrariando estatísticas e criando um espaço seguro dentro do ambiente de trabalho para pessoas negras.

2017

2017

Matéria no Huffpost Brasil sobre como a InfoPreta combate a falsa diversidade, por ser uma empresa de tecnologia inclusiva, e que conserta computadores de mulheres em situação de vulnerabilidade social por preços acessíveis.

2017

2017

A InfoPreta muda de endereço e vai pra casa rosa, em Pinheiros. Um dos bairros mais antigos e culturais de São Paulo.

2018

2018

Revista Use Reserva escreve sobre a sobre a trajetória do Akin e o início da InfoPreta, uma empresa confiável e transparente, fundada com objetivo de criar oportunidades para pessoas que estão à margem da sociedade.

2018

2018

InfoPreta realiza uma oficina de manutenção no Red Bull Basement para habilitar mulheres a consertarem e fazerem pequenos reparos em seus próprios computadores.

2018

2018

TV Cultura/Manos e Minas realiza uma reportagem sobre como a InfoPreta é a primeira empresa de reparos tecnológicos do Brasil que conta apenas com mulheres negras, LGBT, transsexuais e travestis e que fala numa linguagem acessível para todo mundo.

 

2018

2018

InfoPreta faz parte da lista do Buzzfeed sobre projetos que  combatem o machismo e racismo na tecnologia.

2018

2018

Rede Tear escreve sobre como a InfoPreta vem revolucionando o mercado de TI no Brasil, sendo uma empresa de reparos e serviços de tecnologia que possui em seu quadro de funcionários exclusivamente mulheres negras, trans, homossexuais ou jovens em situação de vulnerabilidade.

2019

2019

Pense Grande doc, da Fundação Telefônica Vivo,  entrevista a InfoPreta mostrando a luta pela inclusão social e digital de mulheres negras e minorias.

2020

2020

Publicidade para o Bradesco sobre a Jornada da InfoPreta através da tecnologia à favor da diversidade.

2020

2020

Folha de S. Paulo cria uma matéria sobre o crescimento de serviços de manutenção feito por mulheres, mencionando a InfoPreta.

2020

2020

Akin Abaz, CEO da InfoPreta, participa de uma palestra na Google Startups falando sobre sua experiência como empreendedor de um negócio nascido na periferia.

2020

2020

Capricho faz um artigo sobre o produto IP Clean da InfoPreta, criado por Akin, feito para limpeza de eletrônicos, o produto desenvolvido por ele limpa e não danifica as superfícies.

 

2021

2021

Revista EXAME publica uma lista com as 50 Startups que mudam o brasil e coloca Akin Abaz – InfoPreta na capa da edição.

2021

2021

Trampapo convida Akin para o seu podcast para falar de Afrofuturismo e antirracismo no mercado de trabalho.

2021

2021

Forbes publica uma matéria a respeito do objetivo da InfoPreta de promover a capacitação das minorias dentro da tecnologia.