Projeto Social

O Projeto Notes Solidários da Preta tem o intuito de potencializar a continuidade de mulheres em situação periféricas a concluírem sua formação acadêmica a partir do acesso à computadores e notebooks, logo democratizando o acesso à internet e possibilitando transformações de mobilidade social.

As receptoras do projeto são preferencialmente mulheres negras, mães, de baixa renda e matriculadas no ensino superior. A Preferência deriva da Atuação de mulheres negras na academia, pois em uma breve observação o Grupo de Gênero da Escola Politécnica da USP constatou que em 121 anos a USP não formou nem 10 mulheres Negras. (Fonte: Folha de SP – 2017).

De acordo com os dados do Retrato das desigualdades de Gênero e Raça realizado pelo IPEA no ano de 2015, as mulheres negras no Brasil constituem 55,6% da população e 41,1% são chefes de famílias e recebem apenas 58,2% da renda das mulheres não negras.No Brasil segundo o InfoPen Mulher entre 2003 a 2013, houve um aumento de 54% no número de assassinatos de mulheres negras, enquanto houve redução em 10% na quantidade de assassinatos de mulheres não negras.

No quadro diretivo das maiores empresas no Brasil, as Mulheres negras representam apenas 0,4% das executivas, sendo apenas duas em um total e 548 de executivos e executivas. (fonte: ONU Mulheres)

O Cenário apresentado apenas consuma a realidade latente na vida das mulheres negras. Por isto, o trabalho da InfoPreta com o projeto de notes solidários da Preta consiste em fomentar e consolidar a oportunidade de concluir a tão sonhada formação acadêmica.

O assunto tem gerado diversas discussões, que buscam incentivar e impulsionar a participação destas mulheres na academia, assim contribuindo para a reflexão das relações de gênero, classe e raça.

Por sermos uma empresa majoritariamente constituída por mulheres, sabemos da subjetividade desse recorte na academia e a o impulso que consolidamos em possibilitar a transformação social na vida dessas mulheres e de suas famílias.

Como Participar

As candidatas para receberem a doação de notebooks passam por um análise de critérios, antes de serem contempladas. Os critérios consistem em a receptora ser uma mulher, preferencialmente negra, de baixa renda ou mamãe matriculada em ensino superior. Após a doação a InfoPreta acompanha a vida dos notebooks e suas novas donas, exigindo a cada bimestre a apresentação do boletim do discente incentivando a manutenção de boas notas.

Documentos necessários para participar:

RG

CPF

Comprovante de Residência

Comprovante de Matrícula

Comprovante Semestral

Comprovante de Renda

Boletim

Enviar para infopreta.evoluindo@gmail.com

Como doar

Para doar basta entrar em contato conosco ou entregar em nosso lab em Pinheiros, São Paulo